
"Por dentro" das "Estruturas de Mercado"
1-Concorrência monopolística:
· Conceito
Nomenclaturas e significados das principais “Estruturas de Mercado”. Do grego:
Grego
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Português
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MONO
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Um
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DUO
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Dois
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OLIGOS
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Poucos
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POLENS
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Vender
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PSONIO
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Compra
|
Situação de mercado
onde há grande número de demandantes e ofertantes, estes com produtos
diferentes, porém com substitutos próximos, passíveis de sofrerem concorrência.
Observe-se que, embora haja um grande número de empresas ofertantes, com
potencial de concorrência de seus produtos entre si, há, porém, diferenciais
nos preços e nos produtos que os deixam “únicos”. Isso ocorre em termos de
preço, embalagem, formato, um “vale-brinde”, ou mesmo um serviço pós-venda mais
refinado...
Este tipo de
concorrência, imperfeita, pode ser visto com mais frequência em lojas ou
estabelecimentos com variedade de produtos com características próximas entre
si. É o caso de supermercados, lojas de departamentos (roupas, calçados,
bolsas), postos de combustíveis (lanchonete, lava-rápido, loja de
conveniências, caixas-eletrônicos). Neste caso, o estabelecimento passa a deter
a preferência do consumidor em função dos “serviços” agregados.
Ex1. Concorrência monopolística sob o
aspecto de um produto:
Televisor de LCD de 48”, com wirelles, pen-drive, digital etc. Quando
do lançamento pelo fabricante, esse produto passa a ser único, com opções
tecnológicas que os concorrentes não têm. Assim, por ser único no mercado, ele
é uma espécie de “monopólio”. Os clientes adquirem esse produto pelas vantagens
tecnológicas e status social – “Bens de Veblen”. Logo, a concorrência
monopolística perdurará até outro fabricante produzir um televisor similar.
Ex2. Concorrência monopolística de um
estabelecimento
Há uma propaganda na TV, onde um
caminhoneiro, ao volante, pergunta a um senhor sentado numa cadeira de balanço
“onde fica o posto de combustível mais próximo”. O senhor responde que é “ali,
no posto Ipiranga”. Pergunta em seguida onde pode comprar pneu, almoçar... e a
resposta é a mesma. Note-se o viés monopolístico da propaganda. Todo o serviço
local é feito no posto, quer seja combustível, supermercado, caixas eletrônicos
etc. Essa é uma concorrência monopolística.
Ex3.Concorrência monopolística sobre o aspecto das Relações Trabalhistas
(Humanas)
Com a progressiva divisão (e especialização) do trabalho (como
preconizou Adam Smith em sua obra “A Riqueza das Nações”), os trabalhadores, de
todas as áreas, passaram a se especializar em suas funções. Medicina, química,
eletrônica, robótica, construção civil, etc. Com essa especialização surgiu a
figura do “profissional único” num determinado trabalho. Quando, por exemplo,
fala-se em cirurgia cardíaca de alto nível, fala-se em Adib Jatene; quando
fala-se em futebol, fala-se em Neymar; quando fala-se em consertar a lataria de
um carro amassado sem lixar ou pintar, fala-se no “martelinho de ouro”. Essas
“especializações”, figura “única” na função, acaba por gerar uma demanda de
clientes muito maior que a oferta de horas de trabalho que sua mão-de-obra pode
propiciar. Como não há outro profissional com a mesma qualificação, tem-se, aí,
uma concorrência monopolística.
2-Monopólio:
O
Monopólio é um caso extremo de concorrência imperfeita em que um único
vendedor tem o controle total da oferta (produção) de determinado produto ou
serviço. Numa situação deste tipo, a falta de concorrentes faz com que os
preços praticados sejam superiores aos preços de mercado que ocorreriam numa
situação com concorrência. Outrossim, faz com que existam poucos incentivos no
sentido de melhorar a qualidade e a inovação, criando assim ineficiências de
mercado que muitos países tentam evitar através de leis antimonopólio.
Ex. Petrobras
no refino de petróleo. Monopólio Estatal dos Correios e Telégrafos. O mercado
de fornecimento de energia elétrica é monopolista, pois embora haja mais de um
produtor, este é monopolista em sua região. (Ex: Light no RJ, Eletropaulo em
SP). Monopólio industrial: A Embraer, única fabricante de aviões no Brasil.
3-Duopólio:
Situação
de mercado em que há somente dois vendedores de uma mercadoria ou serviço.
Nesta situação os preços praticamente são “tabelados” entre os dois, não
permitindo outras opções ao consumidor.
Ex. Em
certas cidades, o duopólio de operadoras de celular “Claro” e “Vivo”, etc. Outro
exemplo, em pequenas cidades haver somente “dois supermercados”.
4-Oligopólio:
Situação
de mercado em que a oferta é controlada por um pequeno número de ofertantes
(produtores), e em que a competição tem por base, não as variações de preços,
mas a propaganda e as diferenças de qualidade e tecnologia.
Ex. No
Brasil pode-se citar a concentração financeira, formada por grandes bancos
(Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, HSBC, etc), as operadoras de celulares
(Vivo, Claro, Oi, Tim)
5-Monopsônio:
Estrutura
de mercado caracterizada por um único comprador de bens e serviços, e diversos
vendedores. Em termos de preço, o comprador dita as regras.
Ex.
Normalmente é representado por empresas Estatais (Municipais, estaduais e
federais). Um exemplo prático é o governo federal adquirir aviões de caça
Tucano da Embraer: só o governo, no Brasil, pode comprar esse produto. Nas
obras do metrô, contratação de equipamentos de perfuração do solo (“Tatuzão”).
6-Duopsônio:
Inversamente ao Duopólio, Duopsônio é uma estrutura de
mercado onde há somente dois compradores de bens ou serviços, para diversos
vendedores.
Ex. Em cidades pequenas que existem somente dois
supermercados (Ex. Extra e Carrefour), a contratação de mão-de-obra local é
considerada um duopsônio, ou seja ambas estão “comprando serviços”.
7-Oligopsônio:
Inversamente
ao Oligopólio, o Oligopsônio é uma estrutura de mercado em que o número de
compradores é pequeno, contra o número de fornecedores que é grande.
Exemplo:
em cidades do interior, produtoras de leite, existem duas ou três empresas de
laticínios que adquirem a maior parte do leite dos inúmeros produtores rurais
locais.
8-Monopólio Bilateral:
Situação
de mercado interessante, onde temos a figura de um único vendedor (ofertante
monopolista) e um único comprador (demandante monopsonista).
Ex. A
Embraer fábrica os aviões de guerra “Super-Tucano”, o governo brasileiro compra
esses aviões. Tem-se, assim, um monopólio bilateral: a Embraer como monopolista
na fabricação, o Governo como monopsonista na aquisição. Outro exemplo é os
Correios e a Sabesp (em São Paulo). Os correios, ao “comprar” água e esgoto da
Sabesp passa a ser um monopsonista, a Sabesp por sua vez, por ser única na
“venda” desses serviços é o monopolista.
9-Truste:
(Trust,
do inglês, “confiança”). Combinação de firmas comerciais ou industriais
(holding) sob a direção de um conselho ou junta central, com o fim de diminuir
as despesas, regular a produção, preços, eliminar a competição e dominar o
mercado.
Ex.
Tabela de honorários utilizada pelos médicos da Associação
Médica Brasileira (AMB), condenada pelo CADE (Conselho de Administração da
Defesa Econômica).¹
10-Cartel de Preços:
Reunião, ou
sindicato de empresas produtoras, as quais, embora conservem a autonomia
interna, estabelecem monopólio, distribuindo entre si os mercados e
determinando os preços. Normalmente procuram reduzir, limitar ou eliminar
a concorrência.
Ex. Cartel
Internacional: OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
11-Dumping[1]
Prática comercial que consiste em uma
ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente
abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera
menor do que o que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um
tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares
concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços
altos (Wikipedia).
Ex[2].
“O bloco formado
por 27 países europeus alega que os norte-americanos importam biocombustível
sul-americano, mais barato, misturam com a sua produção, recolhem subsídios e
revendem no mercado europeu com uma ampla margem de dumping (preço abaixo do
custo).”
Prof. Inácio Dantas
Facebook:
https://www.facebook.com/Contabilidade-Economia-Administra%C3%A7%C3%A3o-Gest%C3%A3o-e-Trabalho-301381637292151/?modal=admin_todo_tour
Prof. Inácio Dantas
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[1]Dumping é uma palavra
inglesa que deriva do termo "dump"
que, entre outros, tem o significado de despejar
ou esvaziar
[2]Site:http://www.biodieselbr.com/noticias/em-foco/r1-europa-acusa-eua-dumping-biodiesel-brasileiro-25-02-09.htm
do livro "Ser Líder. Pequena bíblia do Líder"
https://www.agbook.com.br/book/261709--Ser_Lider_Pequena_biblia_do_Lider
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