quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Estruturas de Mercado. Monopólio, monopsônio, concorrência monopolística




"Por dentro" das "Estruturas de Mercado" 

1-Concorrência monopolística:


· Conceito

     Nomenclaturas e significados das principais “Estruturas de Mercado”. Do grego:

Grego
Português
MONO
Um
DUO
Dois
OLIGOS
Poucos
POLENS
Vender
PSONIO
Compra

Situação de mercado onde há grande número de demandantes e ofertantes, estes com produtos diferentes, porém com substitutos próximos, passíveis de sofrerem concorrência. Observe-se que, embora haja um grande número de empresas ofertantes, com potencial de concorrência de seus produtos entre si, há, porém, diferenciais nos preços e nos produtos que os deixam “únicos”. Isso ocorre em termos de preço, embalagem, formato, um “vale-brinde”, ou mesmo um serviço pós-venda mais refinado...
Este tipo de concorrência, imperfeita, pode ser visto com mais frequência em lojas ou estabelecimentos com variedade de produtos com características próximas entre si. É o caso de supermercados, lojas de departamentos (roupas, calçados, bolsas), postos de combustíveis (lanchonete, lava-rápido, loja de conveniências, caixas-eletrônicos). Neste caso, o estabelecimento passa a deter a preferência do consumidor em função dos “serviços” agregados.

Ex1. Concorrência monopolística sob o aspecto de um produto:

Televisor de LCD de 48”, com wirelles, pen-drive, digital etc. Quando do lançamento pelo fabricante, esse produto passa a ser único, com opções tecnológicas que os concorrentes não têm. Assim, por ser único no mercado, ele é uma espécie de “monopólio”. Os clientes adquirem esse produto pelas vantagens tecnológicas e status social – “Bens de Veblen”. Logo, a concorrência monopolística perdurará até outro fabricante produzir um televisor similar.

Ex2. Concorrência monopolística de um estabelecimento

Há uma propaganda na TV, onde um caminhoneiro, ao volante, pergunta a um senhor sentado numa cadeira de balanço “onde fica o posto de combustível mais próximo”. O senhor responde que é “ali, no posto Ipiranga”. Pergunta em seguida onde pode comprar pneu, almoçar... e a resposta é a mesma. Note-se o viés monopolístico da propaganda. Todo o serviço local é feito no posto, quer seja combustível, supermercado, caixas eletrônicos etc. Essa é uma concorrência monopolística.

Ex3.Concorrência monopolística sobre o aspecto das Relações Trabalhistas (Humanas)

Com a progressiva divisão (e especialização) do trabalho (como preconizou Adam Smith em sua obra “A Riqueza das Nações”), os trabalhadores, de todas as áreas, passaram a se especializar em suas funções. Medicina, química, eletrônica, robótica, construção civil, etc. Com essa especialização surgiu a figura do “profissional único” num determinado trabalho. Quando, por exemplo, fala-se em cirurgia cardíaca de alto nível, fala-se em Adib Jatene; quando fala-se em futebol, fala-se em Neymar; quando fala-se em consertar a lataria de um carro amassado sem lixar ou pintar, fala-se no “martelinho de ouro”. Essas “especializações”, figura “única” na função, acaba por gerar uma demanda de clientes muito maior que a oferta de horas de trabalho que sua mão-de-obra pode propiciar. Como não há outro profissional com a mesma qualificação, tem-se, aí, uma concorrência monopolística.

2-Monopólio:
O Monopólio é um caso extremo de concorrência imperfeita em que um único vendedor tem o controle total da oferta (produção) de determinado produto ou serviço. Numa situação deste tipo, a falta de concorrentes faz com que os preços praticados sejam superiores aos preços de mercado que ocorreriam numa situação com concorrência. Outrossim, faz com que existam poucos incentivos no sentido de melhorar a qualidade e a inovação, criando assim ineficiências de mercado que muitos países tentam evitar através de leis antimonopólio.
Ex. Petrobras no refino de petróleo. Monopólio Estatal dos Correios e Telégrafos. O mercado de fornecimento de energia elétrica é monopolista, pois embora haja mais de um produtor, este é monopolista em sua região. (Ex: Light no RJ, Eletropaulo em SP). Monopólio industrial: A Embraer, única fabricante de aviões no Brasil.
3-Duopólio:
Situação de mercado em que há somente dois vendedores de uma mercadoria ou serviço. Nesta situação os preços praticamente são “tabelados” entre os dois, não permitindo outras opções ao consumidor.
Ex. Em certas cidades, o duopólio de operadoras de celular “Claro” e “Vivo”, etc. Outro exemplo, em pequenas cidades haver somente “dois supermercados”.
4-Oligopólio:
Situação de mercado em que a oferta é controlada por um pequeno número de ofertantes (produtores), e em que a competição tem por base, não as variações de preços, mas a propaganda e as diferenças de qualidade e tecnologia.
Ex. No Brasil pode-se citar a concentração financeira, formada por grandes bancos (Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, HSBC, etc), as operadoras de celulares (Vivo, Claro, Oi, Tim)
5-Monopsônio:
Estrutura de mercado caracterizada por um único comprador de bens e serviços, e diversos vendedores. Em termos de preço, o comprador dita as regras.
Ex. Normalmente é representado por empresas Estatais (Municipais, estaduais e federais). Um exemplo prático é o governo federal adquirir aviões de caça Tucano da Embraer: só o governo, no Brasil, pode comprar esse produto. Nas obras do metrô, contratação de equipamentos de perfuração do solo (“Tatuzão”).
6-Duopsônio:
Inversamente ao Duopólio, Duopsônio é uma estrutura de mercado onde há somente dois compradores de bens ou serviços, para diversos vendedores.
Ex. Em cidades pequenas que existem somente dois supermercados (Ex. Extra e Carrefour), a contratação de mão-de-obra local é considerada um duopsônio, ou seja ambas estão “comprando serviços”.
7-Oligopsônio:
Inversamente ao Oligopólio, o Oligopsônio é uma estrutura de mercado em que o número de compradores é pequeno, contra o número de fornecedores que é grande.
Exemplo: em cidades do interior, produtoras de leite, existem duas ou três empresas de laticínios que adquirem a maior parte do leite dos inúmeros produtores rurais locais.
8-Monopólio Bilateral:
Situação de mercado interessante, onde temos a figura de um único vendedor (ofertante monopolista) e um único comprador (demandante monopsonista).
Ex. A Embraer fábrica os aviões de guerra “Super-Tucano”, o governo brasileiro compra esses aviões. Tem-se, assim, um monopólio bilateral: a Embraer como monopolista na fabricação, o Governo como monopsonista na aquisição. Outro exemplo é os Correios e a Sabesp (em São Paulo). Os correios, ao “comprar” água e esgoto da Sabesp passa a ser um monopsonista, a Sabesp por sua vez, por ser única na “venda” desses serviços é o monopolista.
9-Truste:
 (Trust, do inglês, “confiança”). Combinação de firmas comerciais ou industriais (holding) sob a direção de um conselho ou junta central, com o fim de diminuir as despesas, regular a produção, preços, eliminar a competição e dominar o mercado.
Ex. Tabela de honorários utilizada pelos médicos da  Associação Médica Brasileira (AMB), condenada pelo CADE (Conselho de Administração da Defesa Econômica).¹
10-Cartel de Preços:
Reunião, ou sindicato de empresas produtoras, as quais, embora conservem a autonomia interna, estabelecem monopólio, distribuindo entre si os mercados e determinando os preços. Normalmente procuram reduzir, limitar ou eliminar a concorrência.
Ex. Cartel Internacional: OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
11-Dumping[1]

Prática comercial que consiste em uma ou mais empresas de um país venderem seus produtos por preços extraordinariamente abaixo de seu valor justo para outro país (preço que geralmente se considera menor do que o que se cobra pelo produto dentro do país exportador), por um tempo, visando prejudicar e eliminar os fabricantes de produtos similares concorrentes no local, passando então a dominar o mercado e impondo preços altos (Wikipedia).

Ex[2]. “O bloco formado por 27 países europeus alega que os norte-americanos importam biocombustível sul-americano, mais barato, misturam com a sua produção, recolhem subsídios e revendem no mercado europeu com uma ampla margem de dumping (preço abaixo do custo).”

     Prof. Inácio Dantas

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[1]Dumping é uma palavra inglesa que deriva do termo "dump" que, entre outros, tem o significado de despejar ou esvaziar
[2]Site:http://www.biodieselbr.com/noticias/em-foco/r1-europa-acusa-eua-dumping-biodiesel-brasileiro-25-02-09.htm


do livro "Ser Líder. Pequena bíblia do Líder"

https://www.agbook.com.br/book/261709--Ser_Lider_Pequena_biblia_do_Lider


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